26 de setembro de 2012

26.09.12 - Lixo na comunidade

Hoje conversamos sobre a produção de lixo e depósito inadequado do mesmo. Este assunto surgiu da iniciativa de uma das moradores em nos falar de situações que estavam acontecendo perto de sua moradia: como jogar o lixo do 4º andar para baixo e a falta de separação.

Como convidado para debater o tema, tivemos o direto-geral do Departamento municipal de limpeza urbana - DMLU, Carlos Vicente B Gonçalves e o assessor Roberto Azevedo. Conversamos sobre coleta de resíduos, ele comentou que somente o Bairro Rubem Berta, além do centro da cidade, tem coleta diária. E que isso pode ser bom ou ruim, pois sempre há lixo na rua. Para evitar isso, é importante que as pessoas coloquem o seu lixo somente no turno de recolhimento, auxiliando a limpeza da comunidade. Ele destaca a importância da separação do lixo e que Porto Alegre é pioneira e um exemplo nacional em relação a coleta seletiva que ocorre em toda cidade.

A separação do lixo é importante tanto para a preservação do meio ambiente, como para a inclusão social no galpões de reciclagem. Como existem outras pessoas que recolhem o lixo reaproveitável, essas acabam buscando no lixo depositado em frente as residências, muitas vezes desorganizando e produzindo, além de lixo, sujeira.

Foi apontado a necessidade de uma consciência coletiva e de senso comunitário, para que todos se sintam responsáveis pelo espaço público. O Diretor comentou que há um gasto imenso com os focos de lixo, que seria desnecessário, se houvesse uma consciência comunitária e depósito de lixo no dia, horário e local adequado.

Para realizar alguma notificação de depósito incorreto de resíduos, o telefone indicado é 156. Para agendamento de educação ambiental e ações comunitárias, o telefone é 32896997 ou 32896999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário