12 de setembro de 2012

12-09-12 - alimentação a partir dos 6 meses

Hoje conversamos sobre a alimentação dos bebês, após os 6 meses. O ministério da saúde disponibiliza para as pessoas dicas e passos para a alimentação saudável.
- Primeiro passo: dar somente leite materno até os seis meses, sem água, chás ou outro alimento.
- Segundo passo: introduzir de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade.
- Terceiro passo: após os 6 meses dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas, legumes) 3 vezes ao dia, se a criança estiver em aleitamento materno.
- Quarto passo: Oferecer os alimentos complementares de acordo com os horários das refeições da família.
- Quinta passo: a alimentação complementar deve ser espessa, desde o início e oferecida com colher. Iniciar com consistência pastosa (papa/ purê) e aumentar gradativamente.
- Sexto passo: oferecer à criança diferentes alimentos ao dia (lembrando que deve ter as cinco cores da saúde: amarelo, verde, roxo, vermelho, laranja). Alimentação variada é alimentação colorida.
- Sétimo passo: estimular o consumo de frutas, verduras e legumes.
- Oitavo passo: Evitar açucares, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas. Lembre: a criança não conhece esses alimentos e nem precisa deles. Pensar que o alimento está pouco doce ou pouco salgado, é impressão do adulto, que se acostumou com determinados hábitos.
- Nono passo: Cuidar com a higiene no preparo e manuseio dos alimentos.
- Décimo passo: Respeitar a criança que está adoecida, oferecendo sua alimentação habitual e 
alimentos preferidos. Não é necessário oferecer outros alimentos para a criança. 


Lembrando que a alimentação deve ser um momento
prazeroso, sem acelerar o ritmo da criança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário